Você já deve ter percebido que, recentemente, a chuva nas cidades aumentou muito. Nesses casos a visibilidade fica prejudicada e as enchentes são um perigo a mais para os motoristas.

Neste blog post você vai saber o que fazer para se proteger em caso de ser pego de repente em uma tempestade.

Trânsito x chuva

Dirigir na chuva pode ser um desafio até para os motoristas mais experientes. A grande quantidade de água sobre o veículo pode reduzir significativamente a visibilidade e a tração, dificultando o controle do carro.

Para se manter seguro e evitar acidentes ao dirigir na chuva, veja alguns cuidados que você deve tomar!

Precauções:

  • Desacelere: ao dirigir na chuva, é importante reduzir a velocidade e deixar uma distância a mais entre o seu carro e o veículo que está à sua frente. Isso lhe dará mais tempo para reagir se algo inesperado acontecer;
  • Use os faróis: ligar os faróis ajudará você a ver a estrada e a torná-lo mais visível para os outros motoristas. É importante usar os faróis mesmo durante o dia em condições de chuva.
  • Evite manobras repentinas: frenagens, acelerações ou curvas repentinas podem fazer com que você perca o controle do carro. Certifique-se de fazer curvas de forma lenta e gradual e também de frear uniformemente.
  • Tenha cuidado em pistas molhadas: elas podem ser escorregadias, especialmente quando o óleo e outros fluidos se misturam com a água da chuva. Dirija com cuidado e evite movimentos bruscos para manter a tração.

Veja agora alguns acessórios que podem lhe ajudar em dias de chuva

  • Revestimento hidrofóbico: pode ser aplicado no para-brisa e nas janelas laterais. Ele ajuda a repelir a água da chuva, melhorando a visibilidade e reduzindo a necessidade de limpadores de para-brisa;
  • Freios: os freios antitravamento (ABS) ajudam a evitar que as rodas do seu carro travem quando você freia com força. Isso pode ajudá-lo a manter o controle do seu carro e evitar acidentes;
  • Controle de tração: ajuda a evitar que as rodas do seu carro patinem quando você acelera em uma superfície molhada ou escorregadia. Isso pode ajudá-lo a manter a tração e evitar derrapagens.

E o que fazer durante as enchentes?

Dirigir em condições de inundação pode ser extremamente perigoso e requer cautela e preparação extra dos motoristas.

Aqui estão algumas precauções que você deve ter ao enfrentar áreas inundadas:

  • Evite áreas alagadas: se puder, evite dirigir em áreas alagadas. Se não puder, tome precauções extras para garantir que possa fazê-lo com segurança;
  • Monitore as condições climáticas: fique de olho nos boletins meteorológicos para garantir que você esteja ciente de possíveis riscos de inundações em sua área. Isso pode ajudá-lo a planejar sua rota e evitar locais com maior probabilidade de inundação;
  • Desacelere: dirigir muito rápido em áreas alagadas pode fazer com que seu carro perca a tração e o controle. Desacelere até chegar a uma velocidade segura que garanta o controle do veículo;
  • Use faróis: use seus faróis para aumentar sua visibilidade e ajudar outros motoristas a vê-lo na estrada. Evite usar faróis altos, pois isso pode reduzir sua visibilidade sob chuva forte.
  • Esteja preparado: leve suprimentos de emergência, como lanterna, kit de primeiros socorros e água extra em caso de emergência. Além disso, certifique-se de que o seu celular está totalmente carregado antes de iniciar a viagem.
  • Não tente passar: evite atravessar em áreas em que a água chegue até a parte inferior das portas do carro. Mesmo a água aparentemente rasa pode ser mais profunda do que parece e pode causar danos significativos ao seu veículo.
  • Fique no meio da pista: se você tiver que dirigir na água, fique no meio da pista, onde a água é normalmente mais rasa.
  • Preste atenção nos outros veículos: esteja atento aos outros veículos na estrada e preste atenção a sinais de inundação, como destroços, veículos parados e estradas destruídas.

Lembre-se, dirigir em áreas alagadas é extremamente perigoso e só deve ser tentado se for absolutamente necessário. Priorize sempre a sua segurança e a dos seus passageiros.