O computador de bordo já virou um equipamento tradicional entre os automóveis comercializados no Brasil. Diferente do passado, onde o equipamento era uma exclusividade de carros mais caros ou de categoria superior, hoje ele se tornou comum.

No dia a dia, o computador de bordo pode ser um excelente aliado do motorista, informando dados de consumo, autonomia do tanque de combustível e até mesmo se o carro está apresentando algum problema.

Afinal, o que são os computadores de bordo?

O computador de bordo é um dispositivo eletrônico com microprocessador, feito com base no princípio de um computador doméstico. O item fica localizado no próprio painel e apresenta informações relevantes sobre o estado do veículo. Com ele, o motorista pode acompanhar diversos dados do automóvel em tempo real sem precisar tirar a mão do volante.

O computador também avisa se existe algum defeito no carro. Em resumo, o aparelho monitora algumas funções do automóvel e exibe para o condutor através de uma tela. Tudo isso de forma instantânea e automática.

O primeiro computador de bordo

O computador de bordo surgiu na década de 80, ainda como um recurso bastante primitivo e era considerado um mostrador rudimentar.

Servia para informar ao motorista dados como a autonomia e o consumo de combustível dos carros.

Em 1985, o equipamento desembarcou no Brasil, em um automóvel nacional da Fiat, que lançou o Fiat Prêmio já com o computador de bordo instalado. O dispositivo era uma grande novidade na época, pois com ele era possível o motorista ter acesso a importante informações do veículo.

A evolução do computador de bordo

Os primeiros computadores de bordo só exibiam informações de consumo e autonomia.

Já os modelos atuais têm telas touch screen e que se conectam com o celular, permitindo que o condutor do veículo faça ligações, acesse músicas e fotos.

Com a adoção das redes de comunicação interna do veículo, os sensores de freio e de pressão do óleo e temperatura, que antes eram independentes, passaram a ser interligados e a trocar dados entre si.

Hoje, o usuário do veículo tem acesso a esses dados. Os sistemas de bordo contam com informações sobre tração, modos de direção, climatização, entre outras funções.

Funções do computador de bordo:

Consumo instantâneo

Essa provavelmente é a função mais importante do computador de bordo. Isso porque estimula o motorista a dirigir com mais eficiência, pois ela informa em o consumo que o carro está fazendo naquele exato momento. Por meio deste número vemos a eficiência energética do carro.

É um bom parâmetro para ser usado quando queremos conduzir o carro de maneira econômica. Ficando atento às informações mostradas por essa função, acabamos pisando no acelerador de maneira mais suave.

Consumo médio

Já o consumo médico avalia quanto de combustível está sendo consumido. Se o automóvel for um veículo flex, você poderá analisar se vale a pena abastecê-lo com etanol ou gasolina.

É interessante zerar esta função ao abastecer o carro para saber a média daquele tanque ou zerar ao sair de casa para saber o consumo do carro naquele trajeto específico que você vai fazer.

O consumo médio também aponta se o combustível que você abastece está dentro dos padrões adequados e se o carro estiver com algum problema na injeção de combustível, o consumo médio será alterado.

Velocidade média

Ao começar uma viagem, por exemplo, você pode zerar essa função. Ao chegar no seu destino, olhe a velocidade média registrada e então você vai ver quantos quilômetros percorreu em média, por hora, na viagem.

Pensamos que andamos na estrada a 100 km/h em média, ou pouca coisa abaixo disso, talvez 90 km/h, e geralmente nos surpreendemos ao ver que na verdade nossa velocidade média é de 70 ou 80 km/h.

Isso ocorre devido a paradas para ir ao banheiro e também para pagar o pedágio, além de congestionamentos e outros problemas.

Tempo de viagem e cronômetro

Trata-se de um recurso bastante simples, mas de utilidade para oferecer referências ao motorista. O “tempo de viagem” ou “cronômetro”, dependendo do computador de bordo, indica ao motorista o tempo em que ele está utilizando o automóvel.

Isso é útil para estimar o tempo gasto numa viagem. Vamos supor que você vai viajar de São Paulo para o Rio de Janeiro e quer saber mais ou menos quanto tempo irá gastar na volta. Caso o percurso seja o mesmo, basta ativar a função na ida para que o computador de bordo te indique exatamente o tempo de viagem.

Essa função é semelhante à de relógios e celulares. A diferença é que ela está no campo de visão do motorista, proporcionando mais praticidade e segurança.

Autonomia

A função mostra quantos quilômetros podemos rodar com a gasolina, álcool ou diesel que temos no tanque. É bem útil para saber quando abastecer, principalmente em viagens para regiões mais remotas.

Alerta de velocidade

Em determinados computador de bordo há também a função de “alerta de velocidade”. Como o próprio nome indica, trata-se de um recurso capaz de emitir um alarme sonora sempre que o veículo ultrapassa a velocidade máximo escolhida pelo condutor.

Recursos multimídia

Os carros mais modernos também contam com recursos multimídia no computador de bordo. Em alguns deles, o computador exibe um pequeno mapa como reprodução do navegador GPS da central multimídia, além da música que está tocando no rádio, o número que está ligando no celular pareado via Bluetooth, entre outros.

Na Garetti você encontra diversos acessórios para o seu veículo, como centrais multimídia, farol de milha, longarina, entre outros, além de revestimento completo em couro. Para saber mais, acesse https://www.garettiloja.com.br/ ou entre em contato pelo WhatsApp (17) 3242-3079.