Com a alta dos combustíveis, os carros híbridos e elétricos viraram assunto entre os brasileiros, afinal de contas são carros que usam tecnologia projetada para diminuir o uso de combustível fóssil na alimentação dos motores dos veículos. Mas, você sabe quais são as principais diferenças entre os carros híbridos e elétricos?

A verdade é que, até hoje, os carros ecológicos ainda são novidade. Por isso, muitas pessoas confundem o carro elétrico com o carro híbrido. É difícil andar nas ruas, olhar um carro e desconfiar que ele possa ser elétrico. Até porque, pela estética, os carros elétricos não se diferem muito dos carros híbridos. Alguns modelos são parecidos até com os movidos à combustão.

Carros híbridos

Um carro híbrido é um veículo que, para se locomover, utiliza dois tipos de motorização: elétrica e a combustão e eles geram algumas dúvidas no consumidor brasileiro, que reluta bastante na hora de comprar um desses modelos, mesmo tendo condições para isso. São veículos que, no geral, estão posicionados em segmentos de alto padrão e que oferecem aos seus compradores não apenas a vantagem de serem econômicos e menos poluentes, mas também muito bem equipados e modernos.

Entre os híbridos, porém, existem algumas diferenças, como os híbridos-leves, os híbridos convencionais e os híbridos plug-in. Por isso, antes de decidir comprar um carro desse segmento, é bom pesquisar bastante para não ser surpreendido.

Tipos de carros híbridos

Híbridos-leves

Os híbridos-leves são aqueles com um pequeno motor elétrico de 11 kW com tensão de 15V, 30V ou 48V que atua apenas em arrancadas e frenagens, dando ao automóvel um pouco mais de agilidade e economia de combustível. Além disso, parte da energia gerada pelo propulsor zero emissão é transferida para outras partes do veículo, como ar-condicionado, sistema de som e até mesmo para os pacotes de segurança.

Híbridos convencionais

Híbridos convencionais ou full hybrid, são automóveis em que o motor elétrico já “invade” mais o funcionamento do carro e dividem a responsabilidade de locomoção com o propulsor a combustão. A bateria é um pouco maior do que a instalada em variantes leves, o que proporciona, por exemplo, alguns momentos de locomoção 100% elétrica, como em velocidades baixas ou quando o carro está em velocidade de cruzeiro na estrada.

Híbridos plug-in

Por sua vez, os híbridos plug-in são aqueles carros que mais se aproximam de um modelo 100% elétrico. Por aqui temos baterias que passam dos 10 kWh e proporcionam a esses veículos a condição de se locomoverem por grandes distâncias e a uma boa velocidade somente com abastecimento da bateria e de seus propulsores zero emissão. Por mais que custem mais do que os demais estilos de carros hibridizados, são esses veículos que oferecem mais vantagens do ponto de vista de desempenho e economia de combustível.

Carros elétricos

Como já diz o nome, os carros elétricos são movidos à bateria, que deve ser conectada e carregada por energia elétrica. Diferente dos modelos híbridos citados acima, que utilizam bateria e também um motor movido à gasolina ou etanol.

Cada vez mais, o carro elétrico conta com defensores tanto na indústria automobilística quanto entre os próprios consumidores. A seguir, vamos detalhar os benefícios desse modelo de carro.

Menos poluente

O principal argumento em favor do carro elétrico é o fato de esse modelo ser menos poluente. Na comparação com os modelos tradicionais, a geração de CO₂ é reduzida em aproximadamente 33% durante a vida útil do veículo. Isso ocorre por duas razões:

  • a primeira é que a maior parte da produção de gás carbônico ocorre durante a fabricação do carro, limitando a área de abrangência da poluição;
  • a segunda é que, enquanto o veículo é utilizado, ele compensa a maior produção de CO₂ durante a fabricação, já que o carro não produz fumaça, ao contrário dos automóveis comuns.

Mais silencioso

Quando se fala em poluição sonora, o carro elétrico também leva vantagem sobre o seu concorrente tradicional. Os motores movidos a gasolina e outros combustíveis fósseis são mais barulhentos, causando um impacto muito maior nas cidades.

Mais eficientes

Dirigir em um engarrafamento é muito mais econômico em um carro elétrico. Isso porque o motor consome energia de forma mais eficiente nos momentos de aceleração e desaceleração. Um motor movido a combustíveis fósseis consome altas doses no “anda e para” frequente em situações de tráfego intenso.

A eficiência do carro elétrico chega a ser de 90%, no que diz respeito ao consumo de energia, enquanto isso, o carro comum tem eficiência de apenas 40%. Ou seja, no modelo elétrico, a energia necessária é menor para se fazer o mesmo esforço.


Menor custo de abastecimento

A energia elétrica, em geral, é mais barata que os combustíveis fósseis, dessa forma, o custo para abastecer um carro elétrico é potencialmente menor do que os valores dispendidos para manter um veículo tradicional rodando.

É verdade que a autonomia do carro elétrico ainda pode melhorar bastante, para que não precise ser recarregado tão frequentemente. Porém, avanços já são percebidos no mercado. Pense sobre quantas vezes era preciso recarregar o seu smartphone há alguns anos e o tempo em que ele permanece em operação atualmente.

Da mesma forma que a autonomia das baterias de celulares vêm aumentando, com o avanço da tecnologia, isso também vem ocorrendo com os carros elétricos. Nos modelos que funcionam à base de hidrogênio, a autonomia já é maior, chegando a 350km sem abastecer em testes realizados no mercado.

Outro fator importante é que, além de o custo ser menor para abastecer, são eliminadas outras despesas como troca de óleo, por exemplo. Os motores elétricos não demandam o uso desse tipo de produto. Todas essas mudanças somadas reduzem em aproximadamente 50% o custo de um carro por quilômetro rodado.

Menor custo tributário

Além da redução no uso de combustíveis, o carro elétrico também tem um custo menor na hora de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Há programas neste sentido em alguns estados brasileiros, que incentivam e estimulam tanto a indústria quanto os consumidores.

Menor custo de manutenção

Outra grande vantagem do carro elétrico é o menor custo de manutenção. Como o motor é bem mais simples do que o de um veículo tradicional, é muito mais difícil que um problema ocorra.

Estudos indicam que os custos de manutenção de um carro elétrico são 20% menores do que um tradicional. Em caso de necessidade de conserto, os valores são, em média, 15% mais baixos.

E como funciona a bateria de carro elétrico?

A bateria do carro pode ser carregada em uma tomada residencial comum de 220V (aterrada) e a recarga dura, em média, 10 horas. Mas há outras duas

alternativas: a primeira é um carregador de parede que completa a carga em até 4 horas e a segunda é a recarga em eletropostos especializados que concluem a carga em até 40 minutos.

Mas a pergunta que não quer calar é: quanto tempo ou quilômetros dura essa bateria de carro elétrico? Pois bem, isso varia de carro para carro e da capacidade da bateria, mas, em média, uma recarga resiste de 200 a 350 quilômetros. E caso a energia acabe e o veículo for totalmente elétrico, é necessário deixá-lo em modo neutro para liberar as rodas e arrastá-lo a um local seguro. Pois, nesse tipo de automóvel, não é possível fazer a famosa “chupeta”, já que a bateria utilizada para recarregar os modelos a combustão não é suficiente para recarregar um carro elétrico.

Agora que você já sabe qual são as principais diferenças entre o carro híbrido e elétrico, vem conferir opções para personalizar seu automóvel. Na Garetti você encontra diversos acessórios para o seu veículo, como centrais multimídia, farol de milha, longarina, entre outros, além de revestimento completo em couro. Para saber mais, acesse https://www.garettiloja.com.br/ ou entre em contato pelo WhatsApp http://wa.me/551732423079 ou telefone (17) 3242-3079.