Os preços da gasolina e do diesel tiveram aumentos expressivos em 2021, chegando a acumular alta de 54% e 41%, respectivamente. Portanto, é preciso buscar formas de otimizar o consumo de combustível para economizar no orçamento.

Porém, existe outro fator tão ou mais importante para gastar menos: você, o motorista. A forma de dirigir e utilizar o carro, bem como a manutenção dele, são fatores que fazem muita diferença no final das contas.

Confira dicas simples para fazer seu veículo rodar mais e ainda economizar:

Mantenha os pneus calibrados

Verifique a pressão recomendada para os pneus do seu veículo – que, inclusive, pode variar de eixo para eixo e também de acordo com a quantidade de carga transportada.

Pneus abaixo da pressão ideal aumenta m a superfície de contato com o solo. Com isso, fazem com que o motor utilize mais energia para manter o carro rodando, elevando o consumo.

Por outro lado, pneus cheios demais deixam o veículo muito “duro” e podem reduzir a vida útil de componentes de suspensão.

Verifique a calibragem a cada 15 dias, sempre com os pneus frios. Quando estão quentes, o ar dentro deles se expande e você acaba calibrando com pressão abaixo da indicada.

Verifique o alinhamento das rodas

Outro fator que eleva o consumo de combustível e, ainda por cima, reduz a vida útil dos pneus são rodas desalinhadas. Em média, a recomendação é checar o alinhamento a cada 10 mil quilômetros ou ao perceber que o veículo está “puxando” para um lado.


Faça também o balanceamento dos pneus para evitar trepidações e manter o carro estável – o que também contribui para diminuir o consumo.

Troque filtros e lubrificantes no prazo correto

Cheque o nível do óleo do motor semanalmente e substitua o lubrificante no prazo e/ou na quilometragem recomendados para o veículo. O mesmo vale para filtros.

O filtro de óleo, inclusive, deve ser substituído em cada troca do lubrificante. Motor com lubrificação inadequada eleva o atrito de partes internas, resultando em consumi maior de combustível e, pior, danificando componentes.

A substituição de um filtro de ar entupido também pode reduzir o consumo de combustível de um veículo.

Confira o estado de cabos e velas

Cabos e velas em más condições impactam negativamente o gasto de combustível.

Cheque o catalisador e o escapamento

Responsável por converter gases tóxicos resultantes da queima do combustível em água, gás carbônico e nitrogênio, o catalisador eleva o consumo e as emissões caso esteja danificado. Além disso, pode haver desprendimento de componentes internos do catalisador e do sistema de escape, obstruindo a saída dos gases. Isso faz a temperatura subir e também eleva o consumo.

Dirija com suavidade

Frear bruscamente e atrasar a troca de marchas é algo que faz o carro gastar mais combustível. Acelere e freie de forma gradual e utilize o freio-motor nas reduções de velocidade.

Além disso, descer ladeiras na “banguela” (com o câmbio em ponto-morto) não ajuda a economizar combustível e ainda por cima contribui para o desgaste prematuro dos freios.

Isso até podia trazer economia para os carros antigos, mas os motores têm atualmente tecnologia o suficiente para perceber a necessidade maior ou menor de combustível para dosar o gasto de acordo com a situação. Dessa forma, essa técnica pode ter efeito inclusive inverso na economia.

Não exceda a carga máxima

É muito comum que alguns carros e caminhões carreguem quilos a mais do que foram projetados para suportar. Só que, ao contrário do que muita gente pensa, o excesso de carga, na verdade, não é sinal de economia.

Colocar mais peso no veículo do que o permitido acaba forçando mais o motor, que passa a consumir mais combustível para conseguir puxar toda a carga. Sendo assim, por mais que sobre espaço, evite ultrapassar o limite de peso.

Uma dica é levar apenas o necessário. Remova bagageiros e suportes de bicicleta quando não estiver usando.

Abasteça com combustível de qualidade

Abastecer com etanol, gasolina ou diesel “batizados” é uma das causas mais comuns para o aumento do consumo. Produtos usados para aumentar o volume do produto comercializado na bomba, como água, no caso do álcool, e solvente, no da gasolina, fazem o veículo perder rendimento e podem danificar uma série de componentes internos. Consequentemente, o sistema de injeção acaba colocando mais combustível no motor.

Utilize o ar-condicionado corretamente

O ar-condicionado pode aumentar em 20% ou até mais o consumo de combustível, pois o compressor do equipamento é acionado por correia ligada ao motor.

Nunca dirija com o ar ligado e os vidros abertos. Além disso, se não estiver muito quente, não coloque o resfriamento no máximo.

Álcool ou gasolina?

A regra geral é: se o valor do etanol for menor que 70% do valor da gasolina, o combustível à base de cana de açúcar vale a pena. Porém, com a alta das commodities, essa relação fica cada vez menos vantajosa.

Nem por isso o motorista deve dispensar o uso do etanol. Deve-se analisar, sobretudo, os hábitos de consumo.

Manutenção preventiva

Acredite ou não, a manutenção do veículo realmente tem um grande impacto em sua economia de combustível.

Além dos citados acima, outros detalhes simples e que ajudam a economizar são:

  • Fechar a tampa do tanque de gasolina. Milhões de litros de gás evaporam todos os anos de veículos sem tampas para a gasolina.
  • Mantenha o veículo na sombra, sempre que possível. Temperaturas elevadas causam uma maior quantidade de emissões evaporativas. O estacionamento na sombra pode ajudar a reduzir esse montante.

Quer conferir outros artigos do nosso blog? Então acesse https://www.garettiloja.com.br/blog/.